Português Italian English Spanish

GOVERNADOR MARCOS ROCHA E A ESPERANÇA DOS PROFESSORES, UMA CLASSE TÃO ESQUECIDA EM RONDÔNIA.

GOVERNADOR MARCOS ROCHA E A ESPERANÇA DOS PROFESSORES, UMA CLASSE TÃO ESQUECIDA EM RONDÔNIA.


Com a notícia do cumprimento do reajuste em 12,84% do piso salarial dos professores da educação básica, o Governador Coronel Marcos Rocha cumpre seu programa eleitoral de 2018, a valorização do professor começando pela melhoria salarial. Alguns estados da federação ainda não atualizaram o piso nacional. Em Rondônia todos os professores farão jus no pagamento de agosto da atualização do piso e nos próximos meses o pagamento do retroativos dos meses anteriores.

Marcos Rocha será o primeiro governador do partido de Bolsonaro ...Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ambos tem o mesmo posicionamento em relação ao Piso Nacional dos Professores.

O Governador Coronel Marcos Rocha em seu programa eleitoral prometeu o cumprimento da legislação federal que instituiu o Piso Nacional dos Professores da Educação Básica ou do Magistério (Lei n° 11.738). Essa lei é de 2008, ou seja, há 11 anos os Estados devem atualizar anualmente o Piso Nacional afim de não haver distorções tão gritantes entre os professores que atuam na educação básica no Brasil. 

Infelizmente em Rondônia não ocorreu dessa forma. Os governos anteriores não cumpriram com primazia a legislação federal e, quando houve a atualização do piso, essa ocorreria com atraso, fazendo com que Rondônia ficasse para trás em relação a outros Estados da Federação.

Em 2018, o então candidato ao governo de Rondônia Coronel Marcos Rocha, garantiu que cumpriria a atualização do Piso dos Professores afim de que distorções ocorridas em governos anteriores desde a criação da Lei, não prejudicasse ainda mais a categoria profissional dos professores.

Desde que assumiu o comando do Governo de Rondônia em 2019, o Governador Coronel Marcos Rocha tem cumprido a atualização do Piso Nacional dos Professores da Educação Básica (Magistério). Em outubro de 2019 ocorreu a primeira atualização e, nesse mês de agosto, ocorrerá a segunda atualização do Governo do Coronel.

Alguns estados não fizeram ainda a atualização por que não conseguiram dinheiro suficiente para o compromisso com os professores da educação básica, mesmo a Lei determinando. Alagoas, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul são os estados que ainda não se pronunciaram sobre a atualização.

O vencimento inicial da carreira dos professores da educação básica em Rondônia será de R$2.886,24 mais as gratificações inerentes ao cargo. A tabela com o vencimento atualizado conforme o nível do professor está anexo a esse editorial.