Português Italian English Spanish

27/09: Viva São Cosme e Damião padroeiro das crianças e enfermos.

27/09: Viva São Cosme e Damião padroeiro das crianças e enfermos.


27 de setembro é celebrado no Brasil o dia de São Cosme e Damião, protetor das crianças e enfermos. Pela tradição católica e ortodoxa, Cosme e Damião são milagreiros e durante os séculos de devoção aos santos, crianças enfermas foram salvas da morte e enfermos se curaram. Distribuir doces e guloseimas para crianças é uma das ações daqueles que são devotos por alguma graça alcançada.

O Dia de São Cosme e Damião é uma data presente no calendário litúrgico do catolicismo, sendo celebrada em 27 de setembro. São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos que ficaram conhecidos por serem médicos que não cobravam pelos serviços prestados. Por serem cristãos, foram martirizados.
Os verdadeiros nomes dos irmãos gêmeos eram Acto e Passio, e, na vida adulta, eles se tornaram médicos que trabalhavam na Ásia Menor, região da Ásia que hoje corresponde à Turquia. Foi a prática médica em forma de caridade dos irmãos que os tornou figuras veneradas.
Cosme e Damião curavam doentes por onde passavam e atribuíam seus dons médicos a Deus. As obras realizadas por eles e a devoção que tinham ao cristianismo contribuíram para que alguns de seus pacientes se convertessem a essa religião.

Alguns dos seus feitos eram tidos como supostos milagres.Quando eles curaram uma senhora de uma grave enfermidade, ela secretamente trouxe a Damião um pequeno presente; os textos dizem que eram três ovos. E então ela suplicou em nome de Deus que ele os aceitasse então Damião os guardou. Cosme ficou tão triste por causa disso que pediu para quando morressem seus corpos não fossem sepultados juntos. Então na mesma noite, o Senhor apareceu para Cosme e disse: "Por que dissestes aquilo pelo presente que Damião recebeu? Ele não o recebeu como pagamento, mas porque lhe foi pedido em meu nome."(...) Quando foram martirizados, os homens que acolheram seus corpos estavam indecisos sobre onde deveriam sepultá-los em separado por causa do que Cosme havia dito, até que surgiu um camelo e disse em voz humana: "Não separem os corpos dos santos, sepultem-nos juntos."

 

Jornalista Victoria Bacon.