Português Italian English Spanish

A vida de um advogado: Flavio Orlando conta sua trajetória de vida e seus 20 anos de advocacia!

A vida de um advogado: Flavio Orlando conta sua trajetória de vida e seus 20 anos de advocacia!


Dr. Flavio Orlando é advogado trabalhista e sindical em Porto Velho. No programa PODIREITO da MBS Advogados, Dr. Flavio falou da sua trajetória de vida desde os tempos de professor até a realização pessoal e profissional na busca incessante à justiça para seus clientes. Com 20 anos de atuação, Dr. Flavio conta emocionado ter se espelhado em seu pai para a decisão de se tornar advogado, e como chegou na atuação trabalhista e respectivamente sindical. Por fim o seu incessante amor à profissão.

Dr. Flavio Orlando é advogado trabalhista e sindical na cidade de Porto Velho, Rondônia, e participou do programa PODIREITO apresentado por Thiago Meirelles, Vitória Giovana e Felipe Braga. 

Primeiramente falou do início da sua trajetória de vida como professor de Inglês na Escola Castelo Branco e no SESI em Porto Velho aos 19 anos. Tem 5 filhos e disse que sempre gostou muito de lecionar e lembra-se com bastante empolgação de seu tempo de magistério, mesmo com as dificuldades inerentes.

Depois de casado começou a trabalhar com a primeira esposa (advogada) entre 1996 e 1997, onde encontrou-se com o gosto pela profissão do Direito e despertou-lhe a vontade de cursar Direito. A partir de 1997 iniciou sua vida acadêmica nas Faculdades Ulbra de Ji-Paraná com o intuito de se tornar advogado.

Dr. Flávio Orlando revelou que seu pai era advogado e a influência do seu pai pesou na decisão em escolher a profissão. Lembra com bastante carinho e saudade do seu pai e como ele era bastante intelectual. Infelizmente pelas dificuldades em ter filhos pequenos e a distância entre PVH e Ji-Paraná, resolveu dar continuidade do curso de Direito na Faculdade FARO em Porto Velho onde concluiu o referido curso em 2002.

Neste mesmo ano partiu para Goiânia e retornou a Porto Velho em 2004 onde começou de fato a sua trajetória de vida como advogado. Dr. Flávio Orlando contou que as ações trabalhistas voltadas para acidentes de trabalho e saúde ocupacional, sendo que motoristas e cobradores de ônibus era o público que mais o procurava o que lhe chamou a atenção. Dedicou-se bastante na investigação das doenças de trabalho a partir do momento que percebe o quantitativo de clientes que lhe procuravam com este tipo de queixa.

Lembra que durante as defesas que ele apresentava dos seus clientes, era acompanhadas com estudos científicos para poder melhor sustentar o convencimento. “A minha dedicação para poder compreender melhor e eficazmente os problemas de cada cliente que eram trabalhadores das empresas de ônibus fez com que os advogados destas tivessem que se debruçar em estudos análogos feitos pelo Dr. Flávio Orlando. “A realização pessoal em conseguir alcançar a vitória de um cliente é o que mais satisfaz um advogado. Mudar a vida destas pessoas trazendo dignidade para elas é uma satisfação única”.

Foi a partir deste momento de sucessos obtidos com ações trabalhistas dos funcionários das empresas de ônibus, o advogado Dr. Flávio Orlando começa a sua trajetória sindical.

Revelou ao programa PODIREITO que lembra das audiências literalmente as mais engraçadas foram aquelas que envolveram empregadas domésticas. Foi a partir de 2010 que Dr. Flávio Orlando dedicou-se de corpo e alma à advocacia trabalhista e sindical e também a preocupação em torno da prática do que é justo, coerente e coeso no universo sindical. “Considero-me honesto. Tenho bastante orgulho da minha história nestes 20 anos de dedicação à advocacia. Participei de assembleias com 20 a 25 mil pessoas e tenho na memória cada história e luta dos trabalhadores que defendi na minha história de advogado sindical.