Português Italian English Spanish

Norte é região que mais aprova o Presidente Bolsonaro, com destaque para RO, RR, AC!

Norte é região que mais aprova o Presidente Bolsonaro, com destaque para RO, RR, AC!


 

É na região Norte do Brasil que proporcionalmente é a mais fiel ao Presidente Bolsonaro e que tem a melhor avaliação, na comparação com outras regiões. Os dados foram analisados pela BBC News Brasil em Londres em reportagem especial de Nathalia Passarinho. Rondônia e Roraima lideram entre os estados onde Bolsonaro tem mais aprovação, seguidos do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá.

Nas últimas três pesquisas realizadas sobre a aprovação e reprovação do Presidente, os estados de Rondônia, Acre e Roraima tem o maior índice de bolsonaristas e simpatizantes a Bolsonaro.

Especialistas ouvidas pela BBC News Brasil citaram três fatores principais: apoio à política armamentista, o tipo de atividade econômica que movimenta a região e a grande presença de evangélicos no Norte.

Desde que assumiu a presidência, Bolsonaro vem defendendo a ampliação das atividades econômicas na Amazônia e a regularização fundiária, liberação de atividades de garimpagem e mineração na Amazônia.

Segundo pesquisa FSB-BTG divulgada em 25 de abril, 41% dos eleitores do Norte consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom. É o percentual mais alto do país. Em outras duas pesquisas Bolsonaro atinge índices de aprovação de 51 a 55% na região Norte.

Rondônia, Roraima e Acre são os estados com maiores índices de aprovação ao Governo Bolsonaro. Os estados do Pará e Amazonas também cresceram o número de apoiadores ao Presidente.