Português (Brasil)

Primeira advogada trans da Bahia está entre presos de operação contra facções em presídios

Primeira advogada trans da Bahia está entre presos de operação contra facções em presídios

A advogada trans à qual você se refere é Fernanda Oliveira Borges, reconhecida como a primeira advogada trans do estado da Bahia. Ela foi presa na última sexta-feira, 3 de julho de 2026, durante a Operação Sintonia de Gravata.

Compartilhe este conteúdo:

Nove advogados foram presos nesta sexta-feira (3), durante a Operação Sintonia de Gravata, deflagrada pelas forças de segurança da Bahia com o objetivo de desarticular um esquema que envolve facções com atuação no sistema prisional da Bahia. Entre os nomes está o de Fernanda Borges, primeira advogada transsexual do estado. Ela era presidente da Comissão de Diversidade do diretório de Serrinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). A informação foi divulgada pelo BNews e confirmada pelo Farol da Bahia.

Além dela, também foram presos: Tamires Felix Alves Silva; Luan Mascarenhas de Souza; Izabela Da Silva de Oliveira; Maria Mariana Batista de Oliveira; Maria Tereza Novaes Martins; Ícaro Cardoso Viana; Luã Santos da Costa; e Raiza Araújo da Silva.  

A operação foi deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em ação integrada com as Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

Foram cumpridos 22 mandados de prisão preventiva em seis municípios da Bahia: Serrinha, Salvador, Camaçari, Barreiras, Feira de Santana e Lauro de Freitas.

A OAB-Bahia emitiu uma nota pública sobre a Operação Sintonia de Gravata, que cumpriu mandados contra pelo menos oito advogados na Bahia, nesta sexta-feira (3). O grupo é suspeito de integrar um esquema que permitia a comunicação entre chefes de facções criminosas presos e integrantes das organizações em liberdade.
A Ordem informou que atuou em defesa das prerrogativas profissionais da advocacia, conforme previsto na legislação. A presidenta da OAB-Bahia, Daniela Borges, determinou à Procuradoria Jurídica da Seccional que solicite ao Tribunal de Justiça acesso aos autos do inquérito para acompanhamento do caso.
Oito advogados foram presos nas primeiras horas desta sexta-feira (3), suspeitos de integrar um esquema que permitia a comunicação entre chefes de facções criminosas presos e integrantes das organizações em liberdade. As prisões ocorreram durante a Operação Sintonia de Gravata, que também cumpriu mandados contra detentos apontados como líderes dos grupos investigados.

Entre os presos estão Fernanda Oliveira Borges, apontada como a primeira advogada trans da Bahia, além dos advogados Luan Mascarenhas de Souza e Ícaro Cardoso Viana, de Serrinha, e Maria Tereza Novaes Martins, de Feira de Santana. Também foram detidos Izabela da Silva de Oliveira, Maria Mariana Batista de Oliveira, Tamires Felix Alves Silva e Luã Santos da Costa, que integram conselhos da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

 

Compartilhe este conteúdo: