Português Italian English Spanish

Silvia Cristina tem uma mensagem aos rondonienses no Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Silvia Cristina tem uma mensagem aos rondonienses no Dia Mundial de Combate ao Câncer.


"Ter vencido um câncer me trouxe a missão de lutar pelos pacientes que travam uma batalha pela vida contra esta terrível e assustadora doença. Como voluntária há 15 anos do Hospital do Amar e na missão de deputada federal por RO, construímos em apenas 1 ano e 2 meses o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, pioneiro na região do qual destinei 32,6 milhões de emendas para que o sonho se tornasse realidade. Brevemente outra marca histórica da saúde será entregue aos rondonienses em PVH.

A deputada federal Silvia Cristina tem se destacado durante anos em seu trabalho na luta contra o Câncer. Infelizmente a doença ceifou mais de 10 milhões de vidas pelo mundo. Até 2030 esse número tende aumentar em escala assustadora e se tornar a primeira causa de mortes no mundo. Todos os anos, durante praticamente o ano todo, debate-se sobre o câncer. Temos mês do câncer de mama, de próstata, de pele, colo do útero, intestino, entre outros. Mas nunca é demais falar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Após ser acometida por câncer de mama, Silvia passou a trabalhar na prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. Isso se iniciou quando a deputada, em fase final de tratamento, retornou de uma visita ao Hospital de Câncer de Barretos (HCB), já como coordenadora da instituição em Rondônia, função que comandou por 12 anos.

Em 2019, baseada em dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que demonstraram que o câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo, a deputada federal Silvia Cristina apresentou requerimento solicitando a criação da Frente Parlamentar Mista, em prol da luta contra o câncer.

Em 2021, Silvia Cristina destinou recursos que somaram mais de R$ 32 milhões para a construção do primeiro Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia, localizado em Ji-Paraná. O Centro especializado é uma das referências no país no combate à doença. Graças ao trabalho da deputada que foi a primeira na história de RO a conseguir implantar um Hospital Oncológico  com fruto de suas emendas parlamentares. Nas próximas semanas a deputada tambpem entregará desta vez em Porto Velho, O Centro de Reabilitação do Hospital do Amor, mais um fruto do seu trabalho como parlamentar e das suas emendas, no valor totald e 16,5 milhões de reais. Um marco histórico e de pioneirismo na luta contra o Câncer em Rondônia pelas mãos da deputada Silvia.

Atualmente a deputada Sílvia é a coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer no Congresso.

Os esforços de Silvia Cristina na luta contra o Câncer têm uma explicação única: É uma doença milenar e pesquisas indicam que, em 2050, pelo menos uma em cada duas pessoas no mundo terá câncer e será a doença que mais ceifará vidas na próxima década, disse a deputada à jornalista Victoria Bacon.

Em 2021 uma grande vitória para todos os brasileiros foi a aprovação do Estatuto da Pessoa com Câncer que se tornou lei no Brasil: Lei 14.238 de 22 de novembro de 2021. Um marco histórico na luta contra o Câncer que há décadas era aguardado por todos os brasileiros.

Só quem perdeu alguém para o Câncer; seja um membro da família ou um amigo sabe da importância que tem cada vitória sobre a doença. A data de 08 de abril tem um significado importante para cada um de nós refletir que o câncer tem cura, existem várias formas de prevenção e os avanços da medicina nas últimas décadas vêm salvando milhares de vidas... Quando falamos em prevenção, estamos falando em salvar vidas. "O nosso trabalho como deputada federal é justamente cuidar de cada rondoniense e no Dia Mundial de Combate ao Câncer a mensagem que deixo é  que descoberto precocemente, o tratamento acaba resultando em mais chances de cura e menos sofrimento", finalizou a deputada Sílvia Cristina.